A outra face da educação

Colóquio Flácido para Acalentar bovinus....Educação





Quem está aki!!

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Ditador do Turcomenistão proíbe uso da palavra “coronavírus”

Turcomenistão

https://super.abril.com.br/sociedade/ditador-do-turcomenistao-proibe-uso-da-palavra-coronavirus/

créditos

Específico para       3º ANOS -ODILOM

Deixem seus comentários nome/sala sobre a reportagem ( link) da Super interessante sobre a suavização das palavras " covid-19" ou  "corona vírus". É ditadura ou democracia? Liberal ou Socialista? Leia a reportagem e comente aqui.

13 comentários:

Unknown disse...

Larissa Giovana dos Santos 3°C
Na reportagem fala que o Turcomenistão é vizinho do Irã, o qual é um dos países mais afetados até agora pela pandemia, e o ditador está simplemente ignorando o fato de que esse vírus se espalha rapidamente.
Em vez dele alertar a população de seu país, ele esta privando-às de toda e qualquer informação basica sobre o covid-19, o que poderia ajudar no combate da pandemia. Também esta suavizando a gravidade do coronavírus nomeando-o como uma simples doença respiratória.

Anônimo disse...

Christian Cordea da Fonseca 3°C
ditadura pois as decisões são impostas pelo governo autoritário. Privando de qualquer informação basica sobre o covid-19. Socialista esse controle que se faz necessário para permitir a igualdade, acaba por reduzir as liberdades individuais do povo.

Unknown disse...

Ester Gonçales Bernardes 3°C

Ditadura e Socialista-
O Governador está impondo suas ordens e controlando as informações, suavizando o assunto e mantendo a população cega para as consequências do vírus e tudo o que está acontecendo no mundo a fora, para que não haja tumulto, ele está tratando isso em seu país como uma " enfermidade ".

unknow disse...

matheus alves 3 ano D NUMERO-19

NA MINHA OPINIAO OS GOVERNOS ESTAO COLOCANDO NAS MENTES DAS PESSOAS, COMO SE ESTIVESSE TRAQUILO DIANTE A DOENCA, NA QUAL NOSSO PROPRIO PRESIDENTE DISSE, " QUE E UMA GRIPE QUALQUER", ONDE ESCONDE TODA A VERDADE E O GRAU DE GRAVIDADE DA COVID-19, E MANTENDO A POPULAÇAO SEM VER AS CONSEQUENCIAS,TUDO ISSO PARA QUE ELES EVITEM "CONFUSOES".

Anônimo disse...

Maria Esmeralda Alves Dos Santos 3°B

Primeiramente, não achei nada agradável a decisão do ditador do Turcomenistã, mesmo sendo uma tentativa de tranquilizar a população, proibir o uso de máscaras e até mesmo o nome do vírus em meio uma pandemia não é o certo, claro, na minha opinião, mudar o nome ou prender pessoas não irá mudar o que está acontecendo ou o que pode acontecer.
Seria mais fácil de tranquilizar a população dando instruções de como se previnir do Covid-19, e alertar sobre os ricos do vírus.
Assim como nos outros países, pedindo a colaboração de todos para ficarem em quarentena.

Unknown disse...

Ariany Nunes da Silva 3°B
O ditador do Turcomenistão proibi o uso da palavra "corona vírus" e também priobi o uso de máscara, isso é uma ditadura onde o governo está tomando decisões erradas e que podem prejudicar a população.
Esse vírus não é brincadeira, mas pelo visto para esse ditador é apenas uma doença respiratória, que se você evitar de falar ele vai para longe, isso está totalmente errado os cidadãos devem ser bem informados e escutar essa palavra como alerta para se previnirem.
Essa população deveria ter liberdade para falar o que quiserem, e não ser obrigada a não falar determinada palavra.

Unknown disse...

Vitória Camille 3°D

A utilização da palavra covid-19 não pode aparecer nas mídias e nem em conversas,os moradores que estão andando com máscara ou falando no assunto estão sendo presos,estão distribuindo planfetos nas escolas e nos hospitais mudando o nome do vírus para enfermidadema ou doença respiratória,para tentar suavizar a situação.
O país que é vizinho do Irã afirma que não há casos da doença sendo que no Irã a mais de 44 mil infectados e quase 3 mil mortes,a internet está sendo extremamente controlada e não é permitido acessar sites independente,os estrangeiros também estão sendo restritos.

Anônimo disse...

Bruno de Souza Nascimento N°06 3°B

O ditador do Turcomenistão proíbe o uso da palavra "covid-19" e "corona vírus",e também o uso de máscaras na tentativa de ameniza a situação e acalmar a população, só que com essas proibições ele não está privando as pessoas da doença, mas sim de informações necessárias sobre o vírus ignorando o fato de que ele se espalha muito rápido. Ele está fingindo ser cego em meio essa pandemia, e junto com ele sua população.

Unknown disse...

Ingrid Raíssa n°20 3°C
O ditador do Turcomenistão prefere proibir que informações sobre o covid19 seja divulgada, porque ele acha que irá tranquilizar a situação, pois, o Irã que é seu vizinho já tem muitas suspeitas e muitas mortes por conta dessa pandemia. O ditador acha que menos informações sobre esse caso estará tudo sob controle, e com isso ele acaba transformando o "covid19", conhecido como "coronavirus" em uma doença qualquer como um problema "respiratório" ou até mesmo uma simples "epidemia".

Unknown disse...

Eduardo Ferreira da Silva n°7 3°D

O Turcomenistão está sendo governado com base na ditadura, onde o governo decide o que o povo tem que ver, escondendo a gravidade desse vírus. E socialista, pois ele está coletivizando um pensamento fechado sobre o assunto, além de, privando as outras pessoas de falarem sobre o mesmo.

Unknown disse...

Larissa Sayuri Vieira 3ºA
O ditador do Turcomenistão proibi o uso do nome da doença "coronavírus"e também proibi o uso de máscaras, onde pessoas que descumpram tal ordem podem ser até mesmo presas.Tentam suavizar uma pandemia chamando de ""doença respiratória.Achando como se não falarem sobre, ele não vai existir, isso está totalmente errado os cidadãos devem ter informações, devem poder usar mascaras para se proteger e tentar se prevenir.
A população deveria ter mais liberdade de expressão, para que as mídias pudessem mostrar a real gravidade da situação

Unknown disse...

Rayla Milena da Silva Santos 3°A N°32


Atualmente todo cidadão do Turcomenistão estão proibidos de fazer o uso da palavra "corona vírus"/"covid-19" ou qualquer palavra relacionada sobre a pandemia. Isto está ocorrendo pois o ditador deste país proibiu o uso da palavra, fazendo deixar de aparecer nas mídias e até mesmo em simples conversas do dia-a-dia, também houve a proibição do uso das máscaras nas ruas. Isto está ocorrendo pois o governo acredita que é uma forma de suavizar toda está situação do covid-19, está proibição está sendo tão rigorosa, que as autoridades fizeram a distribuição de panfletos em hospital e escolas sobre a pandemia, chegando até mesmo substituir o nome da doença por "enfermidade" ou "doença respiratória".
Na minha concepção, o ditador está tomando providências erradas, pois o mesmo deveria alertar sua população sobre os prós e contras do covid-19, deveria estar alertando de como deveria ser feita a prevenção, fornecer mais materiais e apoio para que a população permaneça segura e alertar sobre futuras situações sobre a pandemia. Existe várias maneiras de suavizar os cidadãos e uma delas é pedir para que cada um permaneça em suas casas e dar total atenção para esta pandemia e não tratá-la como uma enfermidade qualquer, pois ignorar pode ainda ocorrer contaminações.

José Avanildo disse...

José Avanildo dos Santos Júnior N°12 3°D

Durante esta epidemia, muitos países estão adotando diferentes medidas para combater o Covid-19. No entanto, no Turcomenistão, o ditador Gurbanguly Berdimuhamedow parece estar ignorando a existência do vírus.
As autoridades do local proibiram o uso da palavra "coronavírus", seja na imprensa ou em um simples diálogo, além disso, é proibido o uso de máscaras nas ruas. Caso um indivíduo descumpra as ordens, ele é imediatamente preso.
Em panfletos educativos, as palavras "coronavírus" e "Covid-19" foram substituídas por "enfermidade" e "doença respiratória".
As autoridades do Turcomenistão deveriam alertar a população sobre a epidemia e combater a proliferação da doença, pois ignorar só irá fazer com que novos casos e mortes apareçam.
No entanto, ao que aparenta, o ditador está escondendo essas informações da população, o que torna isto ainda mais perigoso.