A outra face da educação

Colóquio Flácido para Acalentar bovinus....Educação





Quem está aki!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Transporte público precário impede que motorista deixem carro em casa



Da Agência Brasil

Brasília - O Dia Mundial sem Carro, comemorado hoje (22) para conscientizar os motoristas da influência direta e indireta causada pelo automóvel no meio ambiente, não surtiu o efeito esperado em Brasília. A precariedade do transporte público é um dos principais fatores que fazem o brasiliense tirar o carro da garagem durante a semana.

"Não pratiquei e não vou praticar o dia mundial sem carro", disse a publicitária Nathália Millen de 20 anos. Para ela, a falta de conforto e a incerteza nos horários do transporte público são dois motivos que precisam, urgentemente, serem mudados. "Gasto mais, mas meu carro me proporciona conforto e comodidade, fatores que o serviço público não oferece".

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que até o final de agosto, a frota de carros em Brasília somava 1.294.869, para uma população de 2,6 milhões de pessoas, número que tende a aumentar cada vez mais.

O estudante Ravi Magalhães de 23 anos disse que usa o transporte, e que sempre passa transtornos. "Em Brasília é difícil andarmos de ônibus, pois a falta de um itinerário prejudica bastante, principalmente de manhã, quando muita gente sai para trabalhar".

O gargalo da falta de qualidade do transporte público na capital federal, no caso dos ônibus, também inclui rodoviários que alegam más condições de trabalho e, de tempos em tempos, anunciam greves. A última, feita em esquema relâmpago, surpreendeu os passageiros ontem (21).

Hoje o sindicato dos rodoviários informou que não haverá greve, mas que o fim da paralisação não teve nenhum envolvimento com o Dia Mundial sem Carro. "Decidimos não paralisar por termos uma reunião nesta tarde com o secretário de transportes [José Walter Vazquez Filho]. Somente após a reunião é que decidiremos o rumo da greve", disse o presidente do Sindicato, José Osório.

Para o analista de sistemas Leonardo Rodrigues, 24, Brasília só seria capaz de oferecer um dia mundial sem carro se o transporte público adotasse medidas como, redução de tarifa (Brasília tem a mais cara do país), o aumento no número de ônibus e a criação de novas linhas de ônibus e metrô. “Acabamos nos tornando prisioneiros desse serviço precário, onde nos vemos na situação de que se não utilizarmos, não nos locomovemos. Ainda não dá para pensar em uma Brasília sem carros".

31 comentários:

Yara Massagardi 1ºB disse...

O dia sem carro é uma ideia interessante, mas não é viável nos dias de hoje. As próprias situações da cidade impedem que o projeto realmente funcione. O transporte púbrico é precário e não há preparo nem respeito com ciclistas. Seria ótimo se realmente funcionasse, porque diminuaria muito a poluição e o trânsito por um dia.

Lucas/1ºB disse...

O dia sem carro não é uma má idéia. Principalmente para o ambiente. A idéia central seria conscientizar aos outros de que existem outros meios de transporte além de carros e afins (poluentes). Porém, acontece o contrário, já que o transporte público não é suficiente.

Anônimo disse...

Se eles querem um "Dia Sem Carro" deveriam tomar providências pois não têm uma estrutura para isso. Preços do transporte público deveriam ser reduzidos, aumento da frota de ônibus e linhas de metrô e maior comodidade para os passageiros, caso contrário nunca haverá um Dia Sem Carro em Brasília.

Franciele Silva
Juliana Kono
1º Ano B

Amanda e Natalia 1ºB disse...

Brasília realmente não poderia promover um dia sem automóveis porque as tarifas são altas e o transporte público é precário. Sendo assim enquanto não houver mudanças nesses aspectos a idéia não poderá ser aderida.

Sem mais,

Amanda e Natalia 1ºB

Anônimo disse...

Na minha opnião, o transporte público tem muito o que melhorar e apriorar. Nescessita de mais conforto e comodidade para os passageiros! Porém, acho bem interessante esse "Dia Mundial sem Carro", pois é preciso menos poluíção no nosso País, mas a falta de compreenção de muitos habitantes é grande, e nem sempre o que alguns tentam fazer para ajudar, funciona. Talvez se tivesse um pouco mais de amor ao próximo, e pensamento não só em si mesmo, as coisas andariam muito melhor no País, do que como está agora.

Izabella - 1°B

Maria Eduarda 1ºB disse...

O dia sem carro existe com o intuito de que as pessoas usem outros meios de transporte, para colaborarem com o meio ambiente, entre eles o transporte público, porém, o transporte público é muito precário no Brasil, o que acaba fazendo com que as pessoas deixem essa idéia de lado. Mesmo o carro tendo mais gastos do que o transporte público, ele oferece conforto e comodidade, coisa que não é encontrada nesses transportes, que além de não oferecerem conforto, raramente tem um itinerário, em alguns lugares tem uma tarifa cara, e também seria necessário mais linhas de ônibus para que esse dia seja colocado em prática. Por essas e outras, ainda não é totalmente possível realizar o dia mundial sem carro por aqui.

Ana Caroline 1° B disse...

O dia sem carro é uma ótima ideia porem que não ''funciona'' no Brasil, onde o transporte público não é eficiente. Horarios confusos e greves relampagos assustam os passageiros que são esmagados dentro de um onibus lotado. O Brasil tem otimas ideias porem nao tem recursos para colocá-las em pratica..

Thais Arisa 1°B disse...

Um dia sem carro não seria uma péssima ideia, pois ajudaria a diminuir o trânsito, e a poluição, seria interessante que todos colaborassem.

Carlão do Rebolation disse...

um dia sem carro seria uma boa ideia se tratando de poluição, transito, e acidentes causados por embriagues, mas concordo que seria muito dificil para locomoçao, ja que o transporte publico atual esta muito precario

MLK TOP disse...

Filipe Dias 1ºA Disse:

Hoje o transporte ajuda muitas pessoas para estudar e trabalhar, mas as pessoas que tem carros, motos etc. não respeitam a lei de trânsito, assim matam pessoas que passam em faixas respeitando a lei de trânsito.

leonardo 1ºa disse...

o dia sem carro e uma ideia bem interessante,alem de ajudar no meio ambiente ajuda no transito devia ter mais dias desses em são paulo iria ajudar muito na cidade

Marco Romboli 1°A disse...

Para o meio ambiente um dia sem andar de carro ou transporte publico seria OTIMO. mais as pessoas não tem esta mesma noção e a cada dia mais e mais saiem com seus carros tendo que parar em engarrafamento. seria mais fácil se fizerem utilização de uma bicicleta ou coisa do tipo pois assim evitariam transito e ajudariam o meio ambiente ....

Ana Caroline 1º disse...

A ideia do dia sem carro é ótima para a redução de poluentes. Por exempplo: em uma metropole como São Paulo seria muito bom e daria um impacto enorme.
Porém o transporte publico tem que funcionar, se não as opções acabam e as pessoas são obrigadas a usar o carro, que acaba por ser muito mais comodo pra os motoristas. A única solução seria arrumar o transporte publico para que enfim fosse possivel concluir o dia sem carro.

Rodrigo 1°A disse...

O dia sem carro não seria uma ideia ruim.
Porem nos dias de hoje não seria adotada pela população devido a falta de ciclovias e as pessimas condições das calçadas.

Fabricio disse...

Para o meio-ambiente ficar sem carro serio um feito muito bom, mais para a população seria nessesaria que aumentasse o numero de onibus em cada linha de onibus e se feito isso tudo de maneira correta seria ótimo para todos!

Fabricio - 1º A

Ellidy 1ºa disse...

A ideia do dia mundial sem carro é muito boa, tanto financeiramente quanto para o meio ambiente, mas, infelizmente, hoje no Brasil (não só em Brasilia), o transporte publico não funciona, tarifas muito caras, ônibus em péssimas condições, muito lotados. E isso faz com que a populção não queira utilizar esses meios. O governo tem que se conscientizar e fazer algo para melhorar tal situação, afinal não são todos que são iguais a esses políticos e tem um ótimo carro para ir "trabalhar".

Catarina Reis 1º A disse...

O dia sem carro, é uma ótima idéia, porém o transporte público não ajuda para aderí-lo. Os horários dos ônibus não são compatíveis a necessidade dos usuários, normalmente atrasam e assim complica sua rotina. A comodidade e o valor do uso não são satisfatórias, com isso a população decide por ter seu próprio veículo. A idéia do protesto é boa, porém sem melhoras não será colocada em prática.

Lucas Alves Almeida disse...

É muito dificil escolher se vai usar o transporte publico e o carro, eu particulamente eu prefiro o carro, mas olhando por outro lado o dia mundial sem carro foi feito para preservar o meio ambiente entao eu preferia o transporte publico mas é uma coisa dificil resolver escolher entre o carro e o onibus.

João paulo 1º A disse...

o transporte publico no Brasil é muito importante, mas o governo não investe adequadamente nele, e o grande numero de carros em circulação nas ruas atrapalham muito, na minha opinião deveriam conscientizar as pessoas sobre o transporte publico e suas vantagens e o prejuízo dos carros quanto a transito e poluição, fazer um trabalho melhor

João paulo 1º A disse...

o transporte publico no Brasil é muito importante, mas o governo não investe adequadamente nele, e o grande numero de carros em circulação nas ruas atrapalham muito, na minha opinião deveriam conscientizar as pessoas sobre o transporte publico e suas vantagens e o prejuízo dos carros quanto a transito e poluição, fazer um trabalho melhor

Gustavo Leme 1°A disse...

Realmente o transporte publico no brasil, falando no portugues claro é uma merda. Muitas pessoas tentam deixar o carro em casa, ir trabalhar e estudar de onibus, mais quando chegam no destino estam fedendo e todo amarrotado.
Concluindo, se os politicos pedem pra deixar o carro em casa, então faz o baguio certo, arruma essas merda que eles chamam de onibus, que os mano deixa as nave em casa.

Júlia Bereczki & Paula Di Pace 1°A disse...

Não só em Brasilia, mas em muitos outros lugares do Brasil as pessoas tem um certo "receio" em andar de onibus, não só pela falta de conforto, mas tambem pela falta de segurança, por exemplo: os onibus não tem cintos de segurança, o que pode causar ate mortes caso aconteça algum acidente. Pessoas andam de pé o tempo todo dentro de onibus, o que tambem não é seguro. Esta "greve" não iria adiantar tanto, pois o governo teria que colocar mais onibus para circular no lugar dos carros, o que também iria causar a queima de combustivel (mais do que o comum). Quanto mais pessoas, mais onibus iria precisar.

Leonan Fernando disse...

'O dia sem carro' seria uma boa idéia, e até poderia entrar em pratica, se o transporte publico nao estivesse tao precario.

João paulo 1º A disse...

o transporte publico no Brasil é muito importante, mas o governo não investe adequadamente nele, e o grande numero de carros em circulação nas ruas atrapalham muito, na minha opinião deveriam conscientizar as pessoas sobre o transporte publico e suas vantagens e o prejuízo dos carros quanto a transito e poluição, fazer um trabalho melhor

jacke disse...

um dia sem carro eu acho a ideia fantastica,eu acho que as pessoas devem ter conciencia com o meio ambiente,e diminuiria a poluição.
eu acho que eles deveriam dexar de lado tambem os transportes publicos que é a base de combustivel,para aquele que é a base de eletricidade(que era usado antigamente) é bem menos poluente.

Anônimo disse...

Realmente é algo desagradável. O que era para ser um dia "diferente" para a população e que ajudaria o meio ambiete, acabou trazendo transtornos para muitas pessoas, ou melhor, só deixou em evidência os problemas já existentes.Como ja foi citado no texto, é preciso investir mais nos transportes públicos e diminuir as tarifas. Pois quem sabe no futuro não será possivel ter " um dia sem carro", e uma qualidade de vida melhor.

Ágatha Zingaro 1º A

Francielem 1°A disse...

Um dia sem carro seria uma ótima ideia, pois com tantos véiculos em nossa cidade o Meio Ambiente está cada vez mais poluido.
São tantos automoveis que as vias estão ficando lotadas, se todos nós não andassem de carro nem de ônibus a cidade seria muito melhor doque é.
Se todas as pessoas tivessem consciência do que faz, o Mundo seria um lugar "Melhor".
Para muitas pessoas andar de Ônibus é um tédio, principalmente nos horários da tarde e da manhã, que é o horario de pique.
Fazendo com que as pesoas dem preferencia ao carro.

Marina disse...

O dia sem carro pode ser até uma boa ideia, se toda estrutura mudasse.. melhorasse e as taxas de onibus como por exemplo diminuissem..
e pra tudo isso acontecer, todos devemos nos concientizar e cooperar com a proposta feita!

Marina Mazzali 1°B

Hugo 1ºA disse...

O dia sem carro, não se tem estrutura para tal coisa. Talvez poderiam determinar horas para isso, de determinado horario ate outro nao se pode andar de carro, uma decisão opcional, que vai da consciência de cada pessoa. se for o caso, o transporte teria que ser ampliado e melhorado, ate mesmo nos lugares de difícil acesso. além das motos. também deveria existir o dia sem moto? E esse dia seria opcional ou não? apenas em caso de emergência? como levar uma pessoa que acabou de quebrar a perna em um ônibus cheio? Ou uma mulher que esta prestes a ter um filho. nem chamando a ambulância, que demoraria muito tempo. e mesmo que chegasse no hospital não teria um atendimento correto. PRECISAMOS DE UMA REFORMA TOTAL NA SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRANSPORTE!!!

Anônimo disse...

Alana Ferreira 1º A

O transporte público realmente é muito precario , milhões de pessoas precisam do transporte público todos os dias , e principalmente nos horários de pico os ônibus são insuportaveis , lotados geralmente se atrasam , e muitas pessoas saem prejudicadas por isso. Eu acho que as tarifas dos ônibus deveriam ser mais baratas , pois pagamos caro e não temos um conforto , e novas frotas de ônibus deveriam ser criadas para o transporte se tornar mais confortável e não ser um pesadelo para o cidadão.

Luana Sampaio 1 série B disse...

upUm dia sem carro não é uma má ideia, pois existe vários meios de transporte não apenas o carro. As pessoas devem se conscientizar que os carros fazem mal para o planeta.