A outra face da educação

Colóquio Flácido para Acalentar bovinus....Educação





Quem está aki!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Leste Europeu



O predomínio da União Soviética sobre o território da Europa Oriental se organizou durante a partilha mundial discutida na conferência de Ialta, em fevereiro de 1945, entre União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido.

Paralelamente ao processo de reerguimento da Europa capitalista no pós-guerra, ocorria a reorganização política e econômica da Europa socialista.
Depois da Segunda Guerra Mundial, vários países da Europa Oriental adotaram o regime socialista após terem sido ocupados militarmente pela União Soviética ou, então, após terem realizados acordo com esse país para reparar os danos sofridos durante o conflito. Nascia, assim, o bloco socialista, que gravitaria em torno da União Soviética, que se firmava como a superpotência e que iria se contrapor aos Estados Unidos nas décadas seguintes.
Nos países socialistas da Europa - o Leste europeu - o processo de reconstrução foi muito mais árduo do que nos países da Europa Ocidental, pois os desastres de guerra foram maiores, tanto do ponto de vista humano como econômico. A União Soviética, por exemplo, perdeu mais de 20 milhões de habitantes e boa parte de sua infra-estrutura de produção.
Na Polônia, o número de vítimas chegou a seis milhões de habitantes e a Alemanha Oriental, além da destruição gerada diretamente pelo conflito, teve seu avançado parque industrial desmontado e transferido para a União Soviética, o que limitou suas possibilidades de recuperação econômica imediata.

O Leste europeu, em seu trabalho de reconstrução, sob a hegemonia da União Soviética e apoiada posteriormente pelo Pacto de Varsóvia, fechou-se para o mundo, fato que levou essa região a ser designada como Cortina de Ferro.

22 comentários:

Anônimo disse...

O leste europeu e os países,pertencentes à CEI (Comunidades dos Estados Independentes) enfrentam diversos problemas de ordem social, econômico, além dos constantes conflitos desencadeados por intolerância étnica e questão territorial. A ,CEI é composta por um conjunto de países que compunha a ex-União Soviética.O declínio da União Soviética somada à independência das ex-repúblicas soviéticas fez ressurgir diversos focos de tensão na região do leste europeu e dos países da CEI.


@umafumiguinha

Anônimo disse...

O Leste Europeu é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Há várias interpretações para a abrangência do termo, frequentemente contraditórias e influenciadas por fatores geopolíticos e ideológicos. O número de países que o Leste Europeu compreende depende da área incluída em cada interpretação. Ainda assim, mesmo que não tenham nenhuma homogeneidade absoluta, a maioria dos países da região, apresentam várias similaridades tais como a presença forte do idioma eslavos, e da religião cristã ortodoxa. Além disso boa parte dos países da região (à exceção da Grécia) adotaram em algum momento de suas histórias o regime econômico socialista e o regime político de partido único

Tiago Domingues Gonçalves.2°B disse...

O leste europeu e os países pertencentes à CEI (Comunidades dos Estados Independentes) enfrentam diversos problemas de ordem social, econômico, além dos constantes conflitos desencadeados por intolerância étnica e questão territorial. A CEI é composta por um conjunto de países que compunha a ex-União Soviética.

tiago domingues gonçalves.2°B

Anônimo disse...

" Território,Quirguízia ":

O território da atual Quirguízia é habitado, desde o século XII, por povos nômades que emigram do norte da Mongólia. Permanecem sob o controle de vários grupos turcos até 1685, quando são dominados pelos mongóis. A derrota dos mongóis pelos manchus, em 1758, torna a Quirguízia parte do Império Chinês.Em 1876, a região é incorporada à Rússia czarista. Em 1916, a repressão russa à rebelião centro-asiática provoca ampla migração de quirguizes para a China. Após a Revolução Russa, em 1917, grupos armados quirguizes resistem, junto com o “Exército branco” russo, à implantação da nova ordem. O poder soviético estabiliza-se na área em 1919, mas só em 1936 a Quirguízia alcança o status de república da União Soviética.


@umafumiguinha (2°A)- Natália Almeida.

Anônimo disse...

PAÍSES DO LESTE EUROPEU

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse, na Rússia, que o mundo sofre "de uma crise coletiva de confiança". E alertou para o risco de o colapso na demanda apresentar conseqüências trágicas para os mercados emergentes, especialmente da Europa Oriental.

Lagarde apelou para uma "ação conjunta", para evitar uma "década perdida, de baixo crescimento e alto desemprego", mas os empréstimos aos países, para que cumpram seus compromissos com os bancos, foram elogiados por ela, enquanto a questão social sequer foi tocada.
Quanto aos países do Leste Europeu, citados por Lagarde, Ferrari acrescenta que suas exportações são dirigidas, na maior parte, para os vizinhos europeus. E estão concentradas em produtos de baixa intensidade tecnológica. "Obviamente, uma crise mais aguda na região vai afetá-los."

Nome: Caroline Gentil 2°A

Anônimo disse...

FMI alerta: crise marcha para o Leste


Diretora do FMI adverte para risco de colapso da demanda internacional

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse, na Rússia, que o mundo sofre "de uma crise coletiva de confiança". E alertou para o risco de o colapso na demanda apresentar conseqüências trágicas para os mercados emergentes, especialmente da Europa Oriental.

Lagarde apelou para uma "ação conjunta", para evitar uma "década perdida, de baixo crescimento e alto desemprego", mas os empréstimos aos países, para que cumpram seus compromissos com os bancos, foram elogiados por ela, enquanto a questão social sequer foi tocada.

"Enquadrar gregos, italianos e outros países da Zona do Euro é um tiro no pé. Todas as medidas tomadas apontam para o desequilíbrio entre os balanços de pagamento. Não será com medidas fiscais, monetárias ou protecionistas que a economia européia sairá da crise", afirma o economista Fernando Ferrari, da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), criticando o receituário do FMI, adotado pelo Brasil nas décadas de 80 e 90.

"Todas as vezes que tivemos crise cambial e fiscal e optamos pelo ajuste ortodoxo tivemos longos períodos de estagnação", recorda.

Quanto aos países do Leste Europeu, citados por Lagarde, Ferrari acrescenta que suas exportações são dirigidas, na maior parte, para os vizinhos europeus. E estão concentradas em produtos de baixa intensidade tecnológica. "Obviamente, uma crise mais aguda na região vai afetá-los."

O economista da AKB frisa que, enquanto EUA e Europa patinam, respectivamente, na estagnação e na recessão, a China "põe a economia mundial em polvorosa" ao acenar com a desaceleração.

"Com certeza, se a economia mundial quiser voltar a crescer e gerar empregos, tem de continuar com políticas fiscais e monetárias expansionistas. Mas o G20 acabou capitulando. As promessas de reestruturação do FMI e adoção de controle de capitais acabaram saindo de cena para favorecer as medidas imediatistas", critica.


Felipe Corrales - 2ºB

Gabriela Salgueiro disse...

Rússia recebe convite para testes do escudo antimísseis americano

Os Estados Unidos convidaram a Rússia a acompanhar os testes do seu escudo antimísseis a ser instalado no Leste Europeu. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira, 7, pelo diretor da Agência do Pentágono responsável pelo Sistema Antimísseis, Tenente-General Patrick O'Reilly.

O'Reilly também destacou que Washington está interessado em colaborar com a Rússia no âmbito do sistema antimísseis, e aguarda uma resposta sobre o posicionamento de Moscou frente à proposta.



QUIRGUÍZIA: Quirguistão, Quirguizistão ou Quirguízia, oficialmente República Quirguiz, é uma república da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteiras, a norte com o Casaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tadjiquistão e a sudeste com a República Popular da China. Sua capital é Bishkek, maior cidade do país.Inicialmente habitado por tribos iranianas como os sogdianos por muitos séculos e depois por imigrantes turcos vindos da Anatólia, as terras do Quirguistão faziam fronteira com o Império Persa. O Quirguistão foi anexado ao Império Russo em 1864-66 quando foram conquistados os canatos da Ásia Central. O país conquistou sua independência com o colapso da União Soviética em 1991.

TURCOMÊNIA: é um país situado na Ásia Central. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcmênia. Sua capital é a cidade de Asgabate, o Turcomeno mais famoso mundialmente hoje é o treinador de futebol do clube Russo Rubin.


GABRIELA SALGUEIRO ARAÚJO, Nº: 7, 2°B

Anônimo disse...

O Leste Europeu é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu, enfrentam diversos problemas de ordem social, econômico, além dos constantes conflitos desencadeados por intolerância étnica e questão territorial. O número de países que o Leste Europeu compreende depende da área incluída em cada interpretação.
A ,CEI é composta por um conjunto de países que compunha a ex-União Soviética.


Camila Campêlo N°:02 2°B

Anônimo disse...

CRISE ECONÔMICA ATINGE A POLÍTICA DO LESTE EUROPEU
Outras notícias do
mês de Março
8 de março, Dia Internacional da Mulher
Dióxido de Carbono
Coreias: por que Norte e Sul não se entendem?
ONU faz alerta
Venezuela: Chávez anuncia radicalização da revolução
Rússia anuncia rearmamento
Parkinson - Técnica pode ajudar no tratamento
Crise econômica atinge a política do Leste europeu
Recessão mundial

Crise econômica derruba governos no leste europeu.

Os abalos econômicos provocados pela crise mundial atingiram ou ainda vão atingir todas as economias de alguma forma. Porém, no leste europeu, ela chegou à política e gerou estragos consideráveis. Os problemas financeiros criaram crises de confiança e abalaram governos provocando a renúncia de vários dirigentes na região.

O leste europeu, apesar do nome, comporta os países da região central e oriental da Europa. O termo tem mais um cunho histórico do que geográfico, já que provém do período em que o continente foi dividido pela "Cortina de Ferro". Em comum, todos esse países têm o passado comunista. Romênia, Hungria, República Tcheca, Letônia, Bulgária, entre outros, passaram por períodos de ditadura e são agora democracias. Entretanto, essa forma de governo ainda é muito recente e a economia desses países é frágil, o que torna a crise muito mais intensa no leste europeu.


Jessica amaral 2°B

Anônimo disse...

Na ótica do brasileiro comum, a Europa é um continente profundamente civilizado em que imperam o direito, a ordem, a democracia em sentido ideal. Suíças, áustrias e alemanhas habitam nosso imaginário. É o continente dos sonhos. A Europa, possui bósnias e albânias e, como aqui, a miséria ombreia com o fausto; a paz com a guerra; a democracia com o totalitarismo. O Velho Continente viveu seu apogeu e agora, como que a se preparar para o terceiro milênio, sofre as turbulências naturais da acomodação de placas sociais, políticas, religiosas, étnicas... O bipolarismo dos tempos da guerra fria dá lugar a anseios de idade e progresso; a ideologia radical parece dobrar-se à inexorável marcha do desenvolvimento humano. A comunicação por satélites e as redes mundiais de informação terminam por infundir na grande maioria dos habitantes da Terra um sentimento de pertinência ao mesmo ambiente. Esse sentimento de "aldeia global", sem dúvida, contribuiu, concomitantemente, com Históricos para a eclosão da onda de separatismo que assolou o Leste Europeu.
A crise na Europa Oriental pode ser resumida por dois fatos principais: o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e o desmembramento da República Socialista Federativa da Iugoslávia. O desaparecimento da URSS, tão bem sintetizado pela queda do Muro de Berlim, tem sido minuciosamente analisado pela mídia do mundo inteiro. O problema iugoslavo, porém, embora tenha recebido muita atenção da imprensa como um todo, sofreu distorções resultantes de motivações econômicas, políticas e militares, entre outras.

Anônimo disse...

stCrise de Marcha para o Leste Europeu.

segundo a diretora gerente do FMI na Russia, o mundo sofre de uma crise coletiva de confiançae pode apresentar consequencias tragicas para os mercados emergentes, especialmente da Europa Oriental
Quanto aos países do Leste Europeu, citados por Lagarde, Ferrari acrescenta que suas exportações são dirigidas, na maior parte, para os vizinhos europeus. E estão concentradas em produtos de baixa intensidade tecnológica. "Obviamente, uma crise mais aguda na região vai afetá-los.
Quirguizia: e uma republica da asia central e ex integrante da antiga União Sovietica e faz fronteira com Casaquistão e Uzbequistão, no entanto sua capital e Bishkek, maior cidade do país.
Turcomenia: Sua Capital é a cidade de Asgabate e esta localizado proximo a Quirguizia.

Yuji Tashima 2º B

Tiago. 2°B disse...

O Quirguistão é uma república ex-soviética da Ásia Central, limitada a norte pelo Cazaquistão, a leste e a sul pela China, a sul pelo Tajiquistão e a oeste pelo Uzbequistão. Engloba alguns enclaves destes dois últimos países.

Anônimo disse...

Na ótica do brasileiro comum, a Europa é um continente profundamente civilizado em que imperam o direito, a ordem, a democracia em sentido ideal. Suíças, áustrias e alemanhas habitam nosso imaginário. É o continente dos sonhos. A Europa, possui bósnias e albânias e, como aqui, a miséria ombreia com o fausto; a paz com a guerra; a democracia com o totalitarismo. O Velho Continente viveu seu apogeu e agora, como que a se preparar para o terceiro milênio, sofre as turbulências naturais da acomodação de placas sociais, políticas, religiosas, étnicas... O bipolarismo dos tempos da guerra fria dá lugar a anseios de idade e progresso; a ideologia radical parece dobrar-se à inexorável marcha do desenvolvimento humano. A comunicação por satélites e as redes mundiais de informação terminam por infundir na grande maioria dos habitantes da Terra um sentimento de pertinência ao mesmo ambiente. Esse sentimento de "aldeia global", sem dúvida, contribuiu, concomitantemente, com Históricos para a eclosão da onda de separatismo que assolou o Leste Europeu.
A crise na Europa Oriental pode ser resumida por dois fatos principais: o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e o desmembramento da República Socialista Federativa da Iugoslávia. O desaparecimento da URSS, tão bem sintetizado pela queda do Muro de Berlim, tem sido minuciosamente analisado pela mídia do mundo inteiro. O problema iugoslavo, porém, embora tenha recebido muita atenção da imprensa como um todo, sofreu distorções resultantes de motivações econômicas, políticas e militares, entre outras.

Caroline Santos 2°B

Michel 2ºB disse...

FMI alerta: crise marcha para o Leste


Diretora do FMI adverte para risco de colapso da demanda internacional

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse, na Rússia, que o mundo sofre "de uma crise coletiva de confiança". E alertou para o risco de o colapso na demanda apresentar conseqüências trágicas para os mercados emergentes, especialmente da Europa Oriental.

Lagarde apelou para uma "ação conjunta", para evitar uma "década perdida, de baixo crescimento e alto desemprego", mas os empréstimos aos países, para que cumpram seus compromissos com os bancos, foram elogiados por ela, enquanto a questão social sequer foi tocada.

"Enquadrar gregos, italianos e outros países da Zona do Euro é um tiro no pé. Todas as medidas tomadas apontam para o desequilíbrio entre os balanços de pagamento. Não será com medidas fiscais, monetárias ou protecionistas que a economia européia sairá da crise", afirma o economista Fernando Ferrari, da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), criticando o receituário do FMI, adotado pelo Brasil nas décadas de 80 e 90.

"Todas as vezes que tivemos crise cambial e fiscal e optamos pelo ajuste ortodoxo tivemos longos períodos de estagnação", recorda.

Quanto aos países do Leste Europeu, citados por Lagarde, Ferrari acrescenta que suas exportações são dirigidas, na maior parte, para os vizinhos europeus. E estão concentradas em produtos de baixa intensidade tecnológica. "Obviamente, uma crise mais aguda na região vai afetá-los."

O economista da AKB frisa que, enquanto EUA e Europa patinam, respectivamente, na estagnação e na recessão, a China "põe a economia mundial em polvorosa" ao acenar com a desaceleração.

"Com certeza, se a economia mundial quiser voltar a crescer e gerar empregos, tem de continuar com políticas fiscais e monetárias expansionistas. Mas o G20 acabou capitulando. As promessas de reestruturação do FMI e adoção de controle de capitais acabaram saindo de cena para favorecer as medidas imediatistas", critica.

Anônimo disse...

QUIRGUIZIA

O território do quirguistão está encravado na Ásia central, sem saída para o mar cercado por quatro países: Uzbequistão a oeste,Cazaquistão ao norte, Tajiquistão a sudoeste e China a leste e sudeste. O relevo é bastante montanhoso. O país é atravessado pelas cordilheiras de Pamir e Alai, a sudoeste, e pela de Tian Shan, a nordeste, onde encontra-se o ponto mais alto no Pico Jengish Chokusu (Pico Pobeda) e seus 7.439 metros, na fronteira com a China. A rede hidrográfica é formada pelos rios Kara-Suu e Narin, formadores do Rio Sir Dária que correm para sudoeste no Vale de Fergana e pelo lago endorreico Issyk-Kul, localizado a nordeste.
O clima é continental, caracterizado por verões quentes e invernos frios. Estepes e pradarias recobrem as terras baixas e a vegetação alpina domina as montanhas.

TURCOMÊNIA

Localizado na Ásia central, o Turquemenistão é a mais meridional das repúblicas soviéticas. Seu relevo basicamente é composto de planícies, integrada no Deserto de Karakum (297 900 km²), que ocupa 80% do território.
As áreas montanhosas localizam-se no leste e no sul. Os rios ausentes na maior parte do território, sulcam as regiões de fronteiras, como o rio Amu Dária, que forma parte da fronteira Turquemenistão-Uzbequistão, e o Murgab, que nasce no Afeganistão.
O clima é continental, com invernos muito frios e verões quentes. As chuvas são escassas, o que resulta numa vegetação desértica e de estepe.

Nome: Caroline Gentil 2°B (Professor é 2°B e não o A, eu errei.)

Anônimo disse...

O Leste Europeu é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Há várias interpretações para a abrangência do termo, frequentemente contraditórias e influenciadas por fatores geopolíticos e ideológicos. O número de países que o Leste Europeu compreende depende da área incluída em cada interpretação. Ainda assim, mesmo que não tenham nenhuma homogeneidade absoluta, a maioria dos países da região, apresentam várias similaridades tais como a presença forte do idioma eslavos, e da religião cristã ortodoxa. Além disso boa parte dos países da região (à exceção da Grécia) adotaram em algum momento de suas histórias o regime econômico socialista e o regime político de partido único

Quirguizia é uma república da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Inicialmente habitado por tribos iranianas como os sogdianos por muitos séculos e depois por imigrantes turcos vindos da Anatólia, as terras do Quirguistão faziam fronteira com o Império Persa. O território do quirguistão está encravado na Ásia central, sem saída para o mar cercado por quatro países: Uzbequistão a oeste,Cazaquistão ao norte, Tajiquistão a sudoeste e China a leste e sudeste. O relevo é bastante montanhoso. O país é atravessado pelas cordilheiras de Pamir e Alai, a sudoeste, e pela de Tian Shan, a nordeste, onde encontra-se o ponto mais alto no Pico Jengish Chokusu.

Os primeiros habitantes do Turquemenistão foram as tribos nômades turcas provenientes da região do atual Cazaquistão.
Turcomênia está localizado na Ásia central, o Turquemenistão é a mais meridional das repúblicas soviéticas. As áreas montanhosas localizam-se no leste e no sul. Os rios ausentes na maior parte do território, sulcam as regiões de fronteiras, como o rio Amu Dária, que forma parte da fronteira Turquemenistão-Uzbequistão, e o Murgab, que nasce no Afeganistão.

Lana Moreira nº10 2ºB

Anônimo disse...

Turcomenia: é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcmênia.

Quirguizia: é uma república da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteiras, a norte com o Casaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tadjiquistão e a sudeste com a República Popular da China. Sua capital é Bishkek, maior cidade do país.

Felip Corrales - 2ºB

Anônimo disse...

A implosão do leste europeu:

No início do mês, na cúpula extraordinária do bloco, os países-membros da UE vetaram uma ajuda de US$ 230 bilhões pedida pelo governo da Hungria aos afetados pelo descontrole financeiro que acontece nos países do leste

Quirguízia: também chamado de Quirgistão ou Quirguistão, a principal religião é o islamismo e a moeda é a numismática.

Turcomênia: também chamado de turcomenistão, possui área de 488.100 Km² e a moeda corrente é o manat.

Lucas V. nº: 13 2ºB

Anônimo disse...

O Leste Europeu, também conhecido como Europa Oriental, é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Há várias interpretações para a abrangência do termo, frequentemente contraditórias e influenciadas por fatores geopolíticos e ideológicos. O número de países que o Leste Europeu compreende depende da área incluída em cada interpretação.
Ainda assim, mesmo que não tenham nenhuma homogeneidade absoluta, a maioria dos países da região, apresentam várias similaridades tais como a presença forte do idioma eslavos, e da religião cristã ortodoxa. Além disso boa parte dos países da região (à exceção da Grécia) adotaram em algum momento de suas histórias o regime econômico socialista e o regime político de partido único, a maioria deles entre os anos de 1945 e 1989.
A divisão entre Europa Oriental ou Europa do Leste e a Europa Ocidental ficou bem visível depois da cisão deste continente entre o bloco socialista e o capitalista, delimitada pela simbólica Cortina de Ferro. É considerada a Europa Oriental desde a fronteira germano-polonesa (germano-polaca), Hungria, Eslovênia, Croácia; até os montes Urais, divisão natural entre Europa e Ásia. Atentemos, já que existiam duas Europas Orientais; um termo com conotação geográfica e outro, política (do qual excluímos a Grécia), equivalendo à antiga área de influência da URSS.

Fatima Gonçalves 2° B

Anônimo disse...

Quirguistão, Quirguizistão ou Quirguízia (em quirguiz: Кыргызстан), oficialmente República Quirguiz (em quirguiz: Кыргыз республикасы, Kyrgyz Respublikasy) é uma república da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteiras, a norte com o Casaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tadjiquistão e a sudeste com a República Popular da China. Sua capital é Bishkek, maior cidade do país.

O Turquemenistão ou Turcomenistão (em turcomeno Türkmenistan) é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcmênia. Sua capital é a cidade de Asgabate, o Turcomeno mais famoso mundialmente hoje é o treinador de futebol do clube Russo Rubin Kazan, Kurban Berdyev.



Jessica amaral 2°B

Anônimo disse...

"Turcomênia" :

O Turquemenistão,é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada
Turcmênia. Sua capital é a cidade de Asgabate, o Turcomeno mais famoso mundialmente hoje é o treinador de futebol do clube Russo Rubin Kazan, Kurban Berdyev.



@umafumiguinha (2°b) - Natália Almeida.

Anônimo disse...

O leste europeu e outros países enfrentam muitos problemas e conflitos que abalam sua ordem social e sua economia, o que não é novidade para o leste europeu já que no período de Guerra Fria a europa passou por problemas com a divisão da Europa.Atualmente o leste europeu enfrenta problemas com a queda da sua moeda, o que afeta completamente sua economia já que anteriormente alguns países mantinham sua economia representando quase 80% do PIB.


Graziely Farias 2°B